top of page

Rinoplastia

Rinoplastia

Precisa de mais informações sobre Rinoplastia?

Entre em contato.

A rinoplastia, cirurgia realizada para correção estética do nariz, é hoje uma das cirurgias estéticas mais procuradas tanto por mulheres quanto por homens. Nos primórdios da cirurgia estética nasal moderna, a principal preocupação era a de realizar a redução das dimensões do nariz, sendo este procedimento cognominado de “rinoplastia reducional”, procedimento primeiramente preconizado por Jacques Joseph em 1898.

Hoje entende-se que a rinoplastia não se deve resumir à redução das dimensões nasais, mas também ao remodelamento da anatomia nasal através da manipulação das cartilagens naturais do nariz ou da utilização de enxertos cartilaginosos que podem ser obtidos do septo nasal, da cartilagem das orelhas ou, em casos extremos, da cartilagem das costelas.

Existem, basicamente, duas vias de abordagem para a realização da rinoplastia: a aberta, ou exorrinoplastia, onde é realizada uma pequena incisão na columela (“ponte” de pele entre as duas narinas) pela qual se pode acessar todo o dorso e ponta nasal. É a via de abordagem mais indicada para procedimentos complexos, com necessidade de tratamento de todas as regiões anatômicas do nariz. Na rinoplastia fechada ou endorrinoplastia as incisões são todas realizadas por dentro das narinas, com a vantagem de não deixar cicatrizes externas visíveis. No entanto essa via de abordagem não é suficiente para o tratamento de todos os defeitos estéticos nasais, como por exemplo alterações estéticas da ponta nasal, situação em que seria mais apropriada a indicação de uma exorrinoplastia. É importante o cirurgião deter o domínio de ambas as técnicas, para poder oferecer o tratamento mais indicado e com as melhores possibilidades de resultado para os pacientes.

Outro aspecto muito importante na cirurgia nasal é a questão funcional, muitas vezes negligenciada no início do desenvolvimento das técnicas de rinoplastia. Com a retirada de determinadas partes das cartilagens nasais, caso não sejam tomados alguns cuidados específicos, pode-se levar a uma dificuldade da passagem do ar pelo nariz, sendo muito importante que o cirurgião realize a reconstrução da “válvula nasal” sempre que se realize uma rinoplastia. A não observância desse critério pode levar a paciente a ter dificuldade de inspiração pelo nariz e também a deformidades estéticas, como o “pinçamento nasal”. Vale lembrar também, que durante a realização da rinoplastia podem ser corrigidas alterações funcionais do nariz como os desvios de septo ou hipertrofia de cornetos, que causam obstrução ao fluxo de ar. Nesta situação pode ser necessária a atuação conjunta de um médico otorrinolaringologista.

Como em qualquer cirurgia estética a rinoplastia requer cuidados especializados, tanto no pré quanto no intra e pós operatórios. É muito importante sempre procurar profissional médico especializado para a realização de qualquer cirurgia com fins cosméticos.

bottom of page